sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Segundo Defesa Civil de Itupeva, cidade está alerta para períodos de chuva


Com o início do verão e o período de chuvas, sobem os riscos e os perigos trazidos por tempestades e fortes temporais e, para evitar ser pego desprevenido, é preciso se preparar. A Prefeitura de Itupeva vem realizando obras e ações constantes nos últimos dois anos para que os riscos trazidos por fortes chuvas sejam cada vez menores e, além disso, a Defesa Civil de Itupeva que, junto ao Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), realiza ações constantes de prevenção e conscientização.

O prefeito destaca os mais de R$ 6 milhões de investimentos em infraestrutura para reduzir os riscos de alagamentos e enchentes na cidade com ações constantes de limpeza e manutenção dos córregos, além de obras como o novo e inédito sistema de drenagem que está sendo instalado na Av. Emílio Checchinato; o alargamento do córrego da Lagoa, que terá a vazão quase triplicada; entre outras obras e ações: “Nossa cidade sempre sofreu com alagamentos em algumas regiões e nunca foram feitas obras concretas e sólidas para que isso fosse mudado até 2013, ano em que assumimos a Administração, realizamos um estudo do que precisava ser realizado e colocamos em prática ações como cuidar da manutenção e limpeza dos córregos; e obras importantes, como o alargamento do córrego da Lagoa, que está passando por uma reforma que vai quase triplicar a vazão de água; o novo sistema de drenagem que está sendo instalado na av. Emílio Checchinato, um local que não possuía nenhuma drenagem; entre outras”.

O prefeito também ressaltou o trabalho e empenho da Defesa Civil de Itupeva, que está sempre preparada para entrar em ação em qualquer eventualidade: “No ano passado tivemos um período atípico, em que, ao invés do excesso de chuvas nos primeiros meses, sofremos uma grande estiagem. De qualquer forma, assim como em 2014, para 2015 a Defesa Civil de nosso município está a postos para atender a qualquer ocorrência, trabalhando, principalmente, com prevenção”

No site da Prefeitura de Itupeva (clique aqui), a Defesa Civil disponibiliza diversos manuais com dicas e orientações de como agir em casos de afogamento, deslizamento, enchente, estiagem e tempestade. Além disso, ações de prevenção e conscientização, com entrega de panfletos explicativos nos bairros também são realizadas.

Em 2014, Itupeva também passou a fazer parte da seleta lista de cidades monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN com a instalação de dois pluviômetros automáticos, recursos tecnológicos para aferição do índice de chuvas na região. Instalados na área urbana e rural da cidade, são usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos enviam os dados de forma automática.

Segundo o Secretário de Defesa Civil de Itupeva, Eduardo Cruz, “com a medição feita pelos pluviômetros, temos ratificada a informação da quantidade de 'chuvas', ou seja, das precipitações em nossa região. Com isso, podemos nos prevenir quanto a desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais causados pelas chuvas”.

O coordenador de Defesa Civil, Rony Christo Oliveira, completa destacando a importância do foco na prevenção: “Realizamos reuniões e tratamos de vários assuntos relacionados à nossa atuação, informando aos participantes as respectivas áreas de risco em nosso município e também falamos da importância dos membros do COMDEC nos casos de emergência e como atuarem. Dessa forma, em caso de alguma ocorrência, estamos preparado para prestar o melhor atendimento”.

A Defesa Civil de Itupeva fica na Praça São Paulo, 2 -Centro e o Telefone para contato é o 4591-8518.

Nenhum comentário:

Postar um comentário