quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Homem é preso por vender extintores falsificados em Jundiaí


A polícia de Jundiaí (SP) prendeu um homem que vendia extintores clandestinos. Ele falsificava os rótulos para que os equipamentos cumprissem a nova legislação do país. Com o homem de 26 anos a polícia apreendeu 241 extintores falsificados.

No rótulo consta o CNPJ de uma empresa que não existe e um selo falso de certificação do Inmetro. O material estava dentro de uma caminhonete. " Nós conseguimos apurar que esteticamento o extintor era perfeito, mas a empresa que estava no rótulo como fabricante do produto não exite", explica o delegado Marcelo Fehr.
O homem foi preso em flagrante por ter cometido um crime contra as relações de consumo. A pena pode chegar a cinco anos de prisão. Os extintores eram vandidos com rótulos do modelo ABC, exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A legislação exige que os extintores apaguem incêndios produzidos por diversos materiais como líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos além de papel e madeira. Uma perícia vai analisar o conteúdo interno dos extintores. " Agora será feita uma análise pericial para saber o que havia dentro destes extintores", diz Marcelo Fehr.
A lei que obrigou os carros brasileiros a terem o modelo ABC entrou em vigor em janeiro deste ano. Como houve falta de equipamento no mercado, o prazo de substitutição foi prorrogado por 90 dias. A partir de 1º de abril o descumprimento da norma resultará em multa de R$ 127,69, além de gerar 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário