quinta-feira, 26 de março de 2015
Prefeitura dá início a mutirão contra a dengue: orientação é prioridade
Dando sequência aos trabalhos de combate à Dengue, o Governo Popular de Itupeva deu início, nesta quarta-feira (25), ao mutirão de combate à doença. Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue) a Secretária Municipal de Saúde organizou uma verdadeira "operação de guerra" em todo o município. Os trabalhos, que contaram com o auxílio das equipes formadas por agentes de saúde, equipe de vetores e voluntários, tiveram foco na orientação e na conscientização. "As visitas são feitas casa a casa e as equipes, devidamente preparadas, fazem o trabalho de orientação, conscientização e prevenção, por meio de materiais explicativos sobre a doença, além de dicas de como evitar a proliferação do mosquito. Itupeva vive uma situação controlada, porém, devido ao surto registrado em municípios próximos, temos que tomar o máximo de cuidado. Para mantêr o controle da situação é fundamental contar com o apoio dos moradores", disse o prefeito.
"Todos (voluntários) são preparados para o atendimento a população e estão aptos a esclarecer qualquer dúvida sobre a Dengue. Vamos agir com força e rigor, como fazemos ao longo do ano, pois a doença se não tratada corretamente pode levar a morte. A melhor forma de combate é a prevenção, portanto, continuaremos as visitas nas residências e fazer nossa parte. Contamos também com a colaboração e conscientização da população", comentou o secretário de Saúde, Marco Ferrari.
As equipes visitaram a Avenida Brasil, Morada do Sol, Jardim Primavera, Rua Santo Antônio, Jardim Pérola, Jardim Brasil, Jardim Tuiuti e Jardim Europa. "Temos agentes em todos os bairros. Eles (agentes) serão responsáveis por trabalhar no bairro em que residem", completou Ferrari.
"Nosso trabalho é árduo, difícil. Fazemos visitas com frequência e mesmo assim a conscientização é o maior desafio. Por mais esclarecimentos, informações que passamos, ainda há pessoas que se negam a colaborar. Contudo, o nosso trabalho é persistir e gostamos muito de fazê-lo", comentou Denise Cardoso, agente de Saúde.
"Estamos bem orientados, pois o trabalho feito pelas equipes da Saúde é muito bom e acontece com frequência. É preciso cada um fazer sua parte ou o trabalho dos agentes será em vão. É preciso também ficar atento aos terrenos baldios", ressaltou Maria Aparecida, do Jardim Primavera.
"Estou consciente do problema que afeta todo o Estado. Acima de tudo, tenho responsabilidade com minha família, não quero vê-los doentes. Tomo os devidos cuidados, não espero a ação dos agentes. Eu amo Itupeva e faço minha parte", afirmou Luiz Antônio de Oliveira.
"Mais importante que o trabalho das equipes de Saúde, é a conscientização da população. Precisamos cuidar principalmente da saúde das nossas crianças. Há muitos lugares onde não existe cultura de prevenção. Atualmente a Saúde faz o papel de informar o que é muito bom", ponderou Nair Oliveira, da Nova Tuiuti.
"Fazer o trabalho de prevenção é importante, portanto, é preciso levar a sério. Me considero um soldado contra a dengue, faço tudo que for necessário para evitar a proliferação da doença. O trabalho desenvolvido pelos agentes é muito bom, pois auxilia na tarefa de conscientizar as pessoas", elogiou Gilberto Saad, do Jardim Nova Tuiuti.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário