segunda-feira, 30 de março de 2015
Itupeva passa a contar com cirurgia para incontinência urinária
O Governo Popular de Itupeva continua sua política de investimentos no setor da Saúde. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a participação em dois novos programas: o programa de Cirurgias Eletivas (hérnias, colecistectomia, hemorróidas, varizes e outras) que permitiu a realização de 617 cirurgias em 2014, para pacientes de Itupeva, Cabreuva, Várzea, Jarinu e Louveira, e o Programa Pró Santa Casa, que vem sendo utilizado para a realização de cirurgias de Vitrectomia (no Instituto Braille) e cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.
"O Programa Pró Santa Casa agora oferece também a cirurgia para incontinência urinária na mulher. Trata-se de uma conquista importante para as mulheres de Itupeva. As primeiras cirurgias já foram feitas com sucesso. Nossa intenção é continuar investindo em serviços e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população", disse o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marco Ferrari, o procedimento consiste na colocação de uma faixa de material sintético (sling) abaixo da uretra. "A introdução da faixa abaixo da uretra restaura o ligamento enfraquecido. A Incontinência Urinária é a perda involuntária de urina. Na mulher pode ocorrer por esforços maiores, como tossir, espirrar, durante a relação sexual, ao caminhar ou até mesmo em repouso. Ela ocorre por ruptura ou enfraquecimento dos ligamentos que sustentam a uretra ou enfraquecimento da musculatura ao redor da uretra", explicou o Dr. Ferrari.
Os principais fatores predisponentes para a incontinência urinária na mulher são: gestação múltipla, menopausa, obesidade, tabagismo, infecções urinárias de repetição, incontinência urinária no pósparto e constipação intestinal crônica.
Para a realização da cirurgia, além da avaliação clínica, são necessários dois exames: o exame de urina tipo I (para afastar a possibilidade de infecção) e o estudo urodinâmico. Este é o principal exame, pois permite escolher o tipo de tratamento, se clínico, com remédios, ou cirúrgico. É realizado com equipamento computadorizado. Não é doloroso, sendo bem tolerado pela paciente.
Como evitar
Apesar de a incontinência urinária nem sempre poder ser prevenida, alguns factores podem reduzir o seu risco, como por exemplo manter um peso saudável, não fumar, praticar exercício, nomeadamente exercícios de Kegel que reforçam os músculos do pavimento pélvico e comer mais fibras para evitar a obstipação e promover um melhor trânsito intestinal.
O consumo de alguns alimentos ou bebidas pode também contribuir para a incontinência urinária, desta forma, devem ser evitados os alimentos picantes, as bebidas com cafeína ou com álcool. Nos casos mais severos, pode recorrer-se a medicamentos de prescrição como a solifenacina, que impedem as contrações musculares da bexiga, permitindo que esta sustenha a urina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário