sexta-feira, 24 de abril de 2015

Itupeva registra 4 casos de estupro de janeiro a abril


Nos dois primeiros meses de 2015 foram registrados 4 casos de estupro em Itupeva, os números mantém a média do ano passado com 4 casos no mesmo período. No acumulado do ano, em 2014 foram registrados 20 casos de violência sexual no município. Já a cidade de Jundiaí registra 16 casos nos dois primeiros meses de 2015. Em Cabreúva foram 5 casos no mesmo período e em Louveira foram 3 casos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Embora estejam dentro da média, os números são considerados altos para uma cidade de 50 mil habitantes como Itupeva.
Em grande parte dos casos as vítimas são crianças ou adolescentes e em 80% dos casos de estupro, o agressor é uma pessoa muito próxima da vítima, geralmente um parente. "Quando existe vínculo afetivo, o trauma é muito maior. Dentro da família, o trauma é mais duradouro", afirmam os especialistas. A vítima de agressão sexual precisa passar por tratamento psicológico o mais cedo possível. "Quanto antes a vítima for medicada, atendida, ou tratada por pessoal especializado, melhor será a evolução do caso de agressão sexual". Em muitos casos a vítima tem medo ou vergonha de denunciar e em outros casos a própria família encobre por vergonha de parentes e amigos.
Segundo orientações da polícia, os pais devem ficar atentos a qualquer mudança no comportamento da criança ou se ela reclama de dores na região genital, em caso de dúvidas, deve-se primeiramente procurar atendimento médico e sendo comprovado o abuso, formalizar denúncia na delegacia de polícia da cidade.

Escrito por Jota Júnior




Nenhum comentário:

Postar um comentário