segunda-feira, 6 de abril de 2015
Casa da Cultura recebe arte em grafite
A Prefeitura de Itupeva promoveu no último sábado, 28, uma ação para dar mais visibilidade à arte do grafite na cidade, a Casa da Cultura recebeu diversas grafitagens e ficou de cara nova.
“Podemos ver diversas artes feitas em grafite, que realmente merecem nossa atenção pela beleza e pela história por trás dessa prática que muitas vezes reúne jovens com a causa de promover a arte e possibilitar novas formas de interação e integração social” diz o prefeito de Itupeva.
Os grafiteiros Jonas Alves da Silva (Chorão) e Marllus Pereira transformaram a Casa da Cultura, localizada na Praça São Paulo, nº 4 no Centro, num espaço novo e mais despojado, e contaram com a ajuda de Fillipe Furlan(Kbelo) do Programa Gentalha, que assumiu o som e deu todo o apoio aos presentes.
“Nós resolvemos abrir espaço para o grafite dentro da Secretaria da Cultura para termos contato com um pouco de cada segmento artístico em Itupeva. As pessoas tem uma visão muito destorcida em relação ao grafite e confundem essa arte urbana com pichações e outras formas de vandalismo. Então nós queremos valorizar o grafiteiro na cidade, e evidenciar essa arte sempre que pudermos” explicou o Secretário Municipal de Cultura, Rogério Cavalin.
Grafite x Pichação
Há uma grande diferença entre grafite e pichação. O grafite é considerado uma arte urbana, o contrário da pichação que é considerada crime de vandalismo de acordo com o a Lei 9.605, sancionada em 1998, que criminaliza pichação e grafite e estabelece uma punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário