terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ETEC de Itupeva começa a ser construída


Nessa semana, a Prefeitura de Itupeva deu início à construção da Escola Técnica, a primeira da cidade. A Teto Construtora, empresa responsável pela obra, já instalou o canteiro de obras para que os trabalhos sejam iniciados.

“Dentre os compromissos que assumimos para nosso governo, a ETEC era uma das principais realizações, e muitas pessoas duvidaram que cumpriríamos, mas estamos mostrando que tudo que foi assumido é sério; com responsabilidade e muito trabalho, vamos cumprindo tudo o que foi prometido”, disse o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon. “A Escola Técnica será um marco para nossa cidade, vai dar mais oportunidades de renda para todos que procurarem por um curso técnico, principalmente para os jovens. É uma realização que foi feita com muito carinho, sempre pensando na população e no futuro da nossa cidade”, completou o prefeito, que assinou recentemente o documento para o início das obras em cerimônia realizada no Paço Municipal, que contou com a presença do vice-prefeito, secretários municipais, assessores técnicos da Centro Paula Souza (CEETPS), representante do escritório do arquiteto Ruy Ohtake, e do deputado Luiz Fernando Machado.

Conforme foi explicado pelos assessores técnicos do CEETPS, a ETEC vai oferecer cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Habilitações Profissionais: “Os cursos oferecidos são de acordo com a necessidade do mercado de trabalho e Itupeva foi escolhida pela demanda, pelo crescimento e também pela parceria da Prefeitura para que o projeto se tornasse realidade”, apontaram.

Sobre a ETEC

A obra do Centro Educacional Paulo Freire terá, aproximadamente, 7 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados, e os investimentos são de cerca de R$ 12 milhões, entre Prefeitura e governo do Estado. Será administrada pela CEETEPS, conta com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, e, inicialmente, vai oferecer os cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) das Habilitações Profissionais de Técnico em Edificações e Técnico em Química; e as Habilitações Profissionais de Técnico em Eventos, Técnico em Hospedagem, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho, de acordo com as diretrizes da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), com três deles já funcionando quando a ETEC for inaugurada. A previsão é que a Escola esteja pronta já em 2017.

O espaço contará com 20 salas de aula, oito laboratórios, ginásio de esportes, horta comunitária, auditório e espaço destinado à administração. “Projetamos o espaço para que seja de uso comunitário e não apenas dos alunos, isso significa que algumas edificações voltadas ao entretenimento, entre elas o ginásio, serão construídas de forma independente com intuito de colocá-las à disposição da comunidade nos finais de semana”, explica o Ohtake.

A ETEC será construída no bairro Jardim Santa Helena – ao lado do CDHU e funcionará de manhã, à tarde e à noite e, além dos cursos técnicos, também será oferecido o Ensino Médio, que pode ser cursado em conjunto com algum dos cursos.

A rede CEETEPS está presente em mais de 285 municípios e oferece as mais diversas habilitações profissionais e cursos superiores de tecnologia, atuando diretamente na formação profissional de jovens e adultos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e para a promoção social.

Ruy Ohtake, responsável pelo projeto da ETEC, tem entre suas obras os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes, a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube, e o Royal Tulip Alvorada – localizado na capital federal. No exterior, o arquiteto é responsável por várias realizações importantes, como assinatura da Embaixada Brasileira em Tóquio (Japão), os jardins e o museu aberto da Organização dos Estados Americanos (EUA).

A construção da ETEC faz parte do PADI – Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva, o maior plano de desenvolvimento já realizado em Itupeva, com mais de R$ 315 milhões em investimentos nas mais diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário