terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A caminhada do PCD em 2014


O projeto PCD (Pessoas Com Deficiência) começou em abril de 2014 atendendo pessoas com deficiência motoras, a partir do 2º semestre do ano passado passou a atender portadores de deficiência intelectual mudando o nome para PEPT (Projeto Esportes Para Todos).
“O resultado só vêm mostrar que nosso governo esta no caminho certo, priorizando ações e projetos que facilite a inclusão social visando garantir os diretos e a liberdade de todos para que assim possamos cumprir nosso lema de cuidar das pessoas”, destacou o prefeito.
O inicio dos trabalhos e o começo dessa história foi no mês de abril no Parque da Cidade, onde a improvisação era a palavra da vez de acordo com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes, treinando modalidades principalmente de atletismo (arremesso de peso, disco, dardo e corrida) foi necessário usar a criatividade, equipamentos adaptados com garrafas pets e canos de PVC:
“Quando começou os treinos era tudo improvisado, nós tivermos que inovar e adaptar equipamentos feitos de garrafas pet e cano de PVC até começarmos a estruturar essa prática na cidade, a dimensão do resultado que o PCD deu nos mostrou duas coisas, que a muito ainda a ser investido, mas que os primeiros passos foram bem dados.”.
Acostumados a superar dificuldades os atletas do PCD fizeram parte da matemática de sucesso itupevense da 58ª edição dos Regionais com 300 atletas somados a 22 modalidades e locais distintos em 10 dias com cerca de 240 horas Itupeva chegou ao resultado no final de 46 medalhas, 17 ouros, 12 pratas e 17 bronzes. Os 6 atletas do PCD Dayane Valle, Ozimar de Oliveira Caio, Kleber Antonio Del Rio, Marcos Antonio Olivato Junior, Sandro Rogério de Souza e Silvio César dos Santos, disputaram provas de natação e atletismo e conquistaram 17 dessas 46 medalhas ajudando Itupeva conseguiu permanecer na elite da 8ª Região Esportiva do estado de São Paulo pela primeira vez.
Nos Abertos além dos 3 ouros de Day, Ozimar de Oliveira Caio, Ozzy, que ficou com a prata no arremesso de disco no F44. Ozzy ainda ficou com a 5ª colocação nos os 100m nado costa, na classe S8, e Sandro Rogério de Souza 6º lugar nos 50m nado livre no S7.


Day: A Menina de Ouro

Em menos de um ano o projeto PCD (Pessoas Com Deficiência) cresceu em Itupeva, o que antes era exclusivo apenas para pessoas com deficiência motoras se transformou no PEPT (Projeto Esportes Para Todos) passando a atender desde o 2º semestre de 2014 os deficientes intelectuais, além de conquistar resultados surpreendentes nos Jogos Regionais e Abertos e serem homenageados na Câmara Municipal de Itupeva.
Uma das responsáveis por essa sucesso é Dayane Valle Bandeira, a Day, que de uma simples funcionária publica entrou para a história do esporte de Itupeva como a única atleta da cidade a conquistar 3 medalhas de ouro em apenas uma edição dos Abertos.
“Eu fiquei surpresa, tanto pelo resultado que o projeto conquistou em tão pouco tempo, como pelo meu desempenho. Isso é resultado de dedicação de ambas as partes, tanto da Secretaria de Esporte, professores e dos alunos”, disse Day se mostrando surpresa com tantas conquistas em tão pouco tempo.
Conquistando 3 das 17 medalhas que o PCD conquistou nos Jogos Regionais, Day foi a grande medalhista do grupo, ficando com ouro em 3 modalidades: arremesso de peso, dardo e disco no F42. Na época Day confessou que teve medo de participar dos Jogos e falou do orgulho que sentiu ao representar Itupeva: “Eu fiquei com muito receio quando soube que iria para os Jogos, mas resolvi enfrentar meus medos até porque o professor nos preparou muito bem para o desafio que estava por vir e porque nós confiamos no trabalho que vem sendo realizado, o resultado disso tudo foi muito gratificante, quando nós subimos no pódio e saber que lá estamos representando a nossa cidade e saber que você colaborou para a história”.
Após uma participação dourada nos Jogos Regionais o PCD teve a responsabilidade de iniciar a caminhada de Itupeva nos Abertos em Bauru, Day escreveu o seu nome no ponto mais alto do esporte itupevense ao ser a primeira atleta da cidade a conquistar 3 medalhas de ouro em apenas uma edição dos Abetos.
“Foi mais difícil que os Regionais, nós encontramos pela frente mais atletas e consequentemente mais qualidade, além de ficarmos aqui o dia todo (na competição), mas compensou muito, é gratificante você carregar aqui o nome de sua cidade”, disse Day que completou falando da sensação de ser campeã, só que agora dos Abertos: “O mais importante é competir, mas ganhar essas medalhas dá uma sensação boa, deixa um gostinho na boca de quero mais”.
Mesmo após se tornar a desportista mais vencedora da cidade nos Abertos Day não dá por satisfeita e já planeja os seus passos no esporte para o ano de 2015: “Eu quero continuar participando e treinando, é claro que ganhar sempre está nos planos, mas eu quero me esforçar para que o projeto continue a crescer e que nós tenhamos cada vez mais participantes”.
Apesar do sucesso do PCD de Itupeva tanto no atletismo como na natação Day acredita que a grande vitória da Secretaria de Esportes e do projeto não são os resultados nas competições e sim o que isso pode trazer em troca: “Eu acredito que o melhor do resultado conquistados por nós (PCD) em 2014 é que ele pode servir de incentivo para muitos, principalmente os portadores de necessidades especiais. A competição mostra a nós como somos capazes, elimina o pensamento de limitação, nos mostra o nosso real potencial. Este projeto nos ajuda a quebrar barreira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário