quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Parceria entre Prefeitura e Sabesp aumenta captação em Itupeva
Uma destacada ação, considerada emergencial, entre a Prefeitura de Itupeva a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vem proporcionando um fôlego a mais ao sistema de captação, tratamento e distribuição de água em Itupeva.
Segundo o gerente de Divisão da Sabesp, Wilson Stocco, devido a grande estiagem, Itupeva vem trabalhando no limite. “Até o momento não foi feita nenhum racionamento de água em Itupeva, mas temos que concordar que a situação é muito crítica. Essa parceria entre Sabesp e Prefeitura já está beneficiando a população com um adicional significativo de água”, disse.
A bomba recém instalada faz a reversão de 7 litros por segundo de água, captados do córrego Bonfim, em área pública localizada no Jardim Pérola, e direcionados para o córrego da Lagoa, com uma extensão total de 2.200 metros, sendo a maior parte por tubulação e o restante por gravidade, seguindo tubulação pluvial.
Para a realização desta parceria, a Prefeitura viabilizou a área e criou o acesso para a montagem e operação da bomba. Ainda segundo Stocco, a intenção da Sabesp é substituir a atual bomba por uma com capacidade para bombeamento de 14 litros por segundo.
“Estamos promovendo ações emergenciais junto à Prefeitura para que a cidade não tenha que passar por racionamento de água”, finalizou.
Para o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, a situação de falta d’água no Estado é muito grave.
“Vejam o exemplo da represa de Guarapiranga, em São Paulo, que está com menos de 5% de sua capacidade. Hoje em dia, economia e ações que contribuam com o aumento da captação de água se tornaram uma obrigação. Sem chuva não existe solução para a escassez, e com a instalação desta bomba, em parceria com a Sabesp, a Prefeitura conseguiu retardar esse racionamento”, concluiu Bocalon.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Osmar Tozi, acompanhou o início da operação de bombeamento e disse que Prefeitura e Sabesp estão conscientes da real situação de grande parte do Estado de São Paulo, que enfrenta racionamento de água devido a forte estiagem.
“Nunca vivemos uma crise de água tão grande como a que estamos vivendo e não podemos ficar de braços cruzados, esperando chover. Temos que desenvolver ações para evitar o racionamento a todo custo, porém, sem a água das chuvas nós estamos caminhando para isso”, disse Tozi.
O gerente do setor Itupeva da Sabesp, José Antônio Carli, fez um apelo à população para que ajude a garantir o abastecimento da cidade, não desperdiçando água. “Precisamos contar com a compreensão da população, nos ajudando a economizar água no município. Ações simples podem evitar o racionamento, como o não desperdício de água lavando calçadas, carros e também não deixando a torneira ligada desnecessariamente”, disse Carli.
FONTE: Jornal de Itupeva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário